Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ad

Tarte de limão e chocolate

DSC_0280.jpg

Sempre que posso, invisto parte do meu salário em livros. Na última remessa adquiri um exclusivamente de receitas de chocolate... sim sim, CHOCOLATE! Eu, que até nems ou muito chocolateiro... mas onde estiver uma sobremesa com cacau, esqueçam as outras! Uma das que mais me "saltaram" à vista foi a "Tarte ao citron com um toque de chocolate", da Joanne Harris.

Confesso que fiz algumas pequenas alterações, entre as quais a massa, pois a original era uma massa areada simples.

Trata-se de uma receita que, apesar de ser preparada em 3 fases, não demora assim tanto tempo a fazer e o resultado vale mesmo a pena!

 

Ingredientes

Para a massa:

150 gramas de farinha

75 gramas de manteiga fria, cortada em cubinhos

2 colheres de sopa de açúcar

2 colheres de sopa de cacau magro em pó

1 ovo

 

Para  recheio de limão:

2 ovos

75 gramas de açúcar

Raspa e sumo  de 1 limão

175 ml de natas

 

Para o chocolate:

75 gramas de chocolate negro

100 ml de natas

 

Preparação da massa:

Coloque a farinha, a manteiga e o açúcar num recipiente e misture bem com as pontas dos dedos até obter uma mistura granulada.

Adicione o cacau  e o ovo, ligeiramente batido, e amasse até obter uma mistura homogénea. Forme uma bola, envolva-a em película aderente e leve ao frio durante meia hora para ficar firme.

Polvilhe uma superfície limpa com farinha e estenda a massa até ter o tamanho suficiente para cobrir uma forma de tarte com cerca de 22 cm de diâmetro. Pode tornar esta tarefa mais fácil, estendendo a massa entre duas folhas de papel vegetal.

Forre a forma de tarte e recorte os excessos. Pique o fundo com um garfo. Coloque por cima da massa uma folha de papel vegetal e encha com feijão ou grão e bico.

Leve a forno pré-aquecido nos 190º durante 30 minutos. Retire o feijão/grão e o papel vegetal, reduza a temperatura do forno para os 150º e cozinhe por mais 10 minutos.

 

Preparação do recheio:

Bata os ovos juntamente como açúcar, 175 ml de natas, o sumo e a raspa do limão até obter um creme homogéneo.

Num recipiente à parte, coloque o chocolate partido em pedaços e as restantes natas e leve ao micro-ondas até derreter. Misture bem.

 

Montagem:

Verta o creme de limão na forma.

Cuidadosamente, verta em fio o chocolate, fazendo movimentos circulares. Crie alguns enfeites utilizando um palito ou uma faca afiada.

Leve novamente ao forno a 150º durante 30 a 40 minutos.

DSC_0278.jpg

 

Nova coleção PARFOIS Desert