Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ad

Risotto com Hidnum repandum

Pois é, uma vez mais surpreendido pela Sandra, que me apareceu com uma cestinha cheia de Línguas de vaca (Hydnum repandum), um cogumelo não muito aromático, mas consistente. Como o risotto é habitualmente a estrela do menu quando vai alguém jantar lá a casa, aqui fica receita. No entanto, podem substituir estes cogumelos por qualquer outra variedade silvestre comestível. Eu usei estes, mas se forem uns Cantarelos, melhor impossível!!!
Receita para 4 pessoas:
350 grs de cogumelos
500 grs de arroz para risotto (de bago redondo)
2 dentes de alho picados
3 chalotas (ou cebola) picadas
100 grs de queijo da ilha ou parmesão ralado
100 ml de natas
75 ml de azeite de categoria extra
1/2 copo de vinho branco
1,5 l de caldo de galinha ou similar
Sal e pimenta preta q.b.
Depois de limpos os cogumelos com a ajuda de um pincel, começamos por colocar o caldo numa panela a aquecer.
Num tacho ou frigideira grande (preferível), colocamos o azeite, que deixamos aquecer; introduzimos o alho e as chalotas picadas. Deixamos refogar levemente e juntamos os cogumelos; salteamos e adicionamos o arroz, que deixamos fritar um pouco. Refrescamos com o vinho branco e, quando este tiver praticamente evaporado, começamos a adicionar o caldo, aos poucos, à medida que for absorvido pelo arroz. Temperamos com sal e deixamos cozinhar, não esquecendo de juntar caldo e mexer entre cada adição. Quando o arroz estiver quase cozido, mas ainda ou pouco crocante, juntamos as natas e o queijo ralado; misturamos e retiramos do fogo, para que o arroz acabe de absorver os aromas. 
Empratamos e polvilhamos com um pouco de queijo ralado e  pimenta moída no momento.
Dependendo da marca do arroz, podemos necessitar mais ou menos caldo, pelo que a quantidade é relativa. Para acompanhar, nada melhor que um bom pedaço de pão e um copo de Alvarinho.



Nova coleção PARFOIS Desert

3 comentários

Comentar post