Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ad

Pão doce com ginja

Este mês de Agosto tenho estado a trabalhar como extra num restaurante aqui na zona, mas isso eu contar-vos-ei mais detalhadamente noutro post, com direito a fotos e nomes ;) A questão é que os colegas estão habituados (por mim) a um lanchinho quente e feito com muito carinho. E como um brioche quentinho recheado com uma compota senta sempre bem, hoje utilizei o doce de ginja. Querem saber qual o resultado?? Não hesitem experimentar. Apesar de um pouco morosa por causa do tempo para levedar, é uma receita bem simples...
Ingredientes:
300 grs de farinha
1 dl de leite morno
50 grs de manteiga amolecida
25 grs de fermento de padaria
1 ovo
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de café de sal fino
2 colheres de sopa de doce de ginja
Num recipiente, dispomos a farinha e fazemos uma cavidade no centro, onde colocamos o sal, o açúcar, o ovo, a manteiga e o fermento previamente diluído no leite. Juntamos todos os ingredientes e amassamos até formar uma bola, adicionando mais farinha caso seja necessário. Cobrimos com um pano e deixamos levedar cerca de uma hora a hora e meia.
Quando a massa tiver pelo menos duplicado o tamanho, estendemos com o rolo e barramos com o doce, espalhando bem.
Enrolamos como se de uma torta se tratasse, mas sem fazer demasiada pressão com os dedos. Dividimos o cilindro em 8/9 porções. Forramos o fundo da forma com papel vegetal e dispomos a massa, achatando um pouco os rolos, de forma a ocuparem toda a superfície. Deixamos descansar durante meia hora e cozinhamos no forno pré-aquecido a 200º durante 20 minutos.

Nova coleção PARFOIS Desert