Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ad

Pandoro

DSC_0594.jpg

Com o natal à porta e uma parceria recente com A Metalúrgica, restam ainda algumas formas ainda por estrear. Uma das que achei mais curiosa foi a forma para fazer pandoro, um bolo de natal, com origens italianas.

Aproveitem a mega promoção em que todas as formas d'A Metalúrgica estão com 65%, bastando colocar o código PR65NT nas vossas compras na loja online.

A inspiração veio do blogue da Ana Sevilla e podem ver a receita original AQUI.

Esta receita é demorada, elaborada em diversas etapas mas garanto-vos, vale bem a pena! O cheirinho, a textura e o sabor deste pão doce são excecionais.

Desta vez vem a receita para fazer na Bimby/Thermomix, mas prometo partilhar a receita para fazer sem máquina, nos póximos dias!

 

Ingredientes:

310 gramas de farinha tipo 65

40 gramas de manteiga

90 gramas de açúcar

25 gramas de fermento fresco de padeiro

3 gemas

1 ovo inteiro

1 limão (raspa da casca)

50 gramas de natas para bater

1 colher de chá de sal fino

1 colher de chá de essência de baunilha qb

Açúcar em pó para polvilhar

 

Preparação:

Coloque no copo 40 gramas de farinha, 5 gramas de açúcar, o fermento, uma gema e 65ml de água. Programe 2 Min. a 37º na Vel. 3.

Deixe levedar, com o copo tapado num local morno, durante uma a duas horas, até ter duplicado o seu volume.

Adicione 80 gramas de farinha, 15 gramas de manteiga a temperatura ambiente, 45 gramas de açúcar e uma gema. Amasse 2 Min. na função Espiga. Deixe levedar durante mais uma a duas horas, tapado, até voltar a duplicar o volume.

Adicione mais 190 gramas de farinha, 25 gramas de manteiga, 40 gramas de açúcar, uma gema, o ovo inteiro, a baunilha, a raspa da casca de limão e o sal. Amasse 3 Min. na função Espiga, até descolar das paredes do copo. Adicione um pouco de farinha pelo bocal, caso seja necessário.

Coloque a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha, forme uma bola e coloque-a numa forma para Pandoro previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha. Tape com um pano e deixe levedar até encher praticamente a forma. Como a temperatura ambiente da minha cozinha é baixa, a mim demorou-me cerca de 8 horas. 

Coloque um recipiente com água dentro do forno e ligue-o nos 190º. Coloque o pandoro no forno e, passados 15 minutos, baixe a temperatura para os 160º e deixe cozinhar por mais 20 minutos, aproximadamente. Faça o teste do palito.

Deixe arrefecer durante 5 minutos antes de desenformar.

Sirva polvilhado com açúcar em pó.

 

Dicas: Como opção, pode cortar o Pandoro em fatias na longitudinal e sobrepô-las, barrando cada camada com creme de chocolate e avelãs ou outro do seu agrado.

DSC_0572.jpg

DSC_0576.jpg

DSC_0577.jpg

DSC_0580.jpg

DSC_0584.jpg

DSC_0587.jpg

DSC_0588.jpg

DSC_0594.jpg

DSC_0598.jpg

 

 

Nova coleção PARFOIS Desert