Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ad

Pãezinhos com alheira, rúcula, San Simón e Cantarellus caramelizados

É impossível ir a Mirandela e regressar sem um bom aprovisionamento de alheiras, e menos quando sabemos que são de fabrico caseiro, coisa que não é difícil de perceber, pois o cheiro delata-as! Andava com vontade de hamburguer, mas de uma coisa diferente, pão caseiro e uma composição alternativa. Decidi fazer uma espécie de hambúrguer, que não passa de um pouco de alheira sem pele, achatada, num pão semi-doce feito em casa. Alterei a receita do brioche, mas sem ovo e decidi substituír a manteiga por azeite e por cima umas sementes de girassol. O sabor e a textura são inexplicáveis, acreditem!.
Ingredientes para 7 a 8 pães:
Massa:
250 grs de farinha
1 chávena de leite morno
25 grs de fermento de padeiro
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de café de sal
1 colher de sopa de sementes de girassol
2 colheres de sopa bem cheias de azeite
Na chávena de leite morno, dissolvemos o fermento e o sal. Num recipiente, ou em cima da bancada enfarinhada, colocamos a farinha, fazemos uma cavidade e no centro todos os ingredientes, que vamos incorporando na farinha, amassando. Quando tivermos uma bola que se despega das mãos, polvilhamos com farinha, tapamos com um pano seco e deixamos a levedar num local de preferência morno, até atingir o dobro do tamanho, altura em que dividimos em porções e formamos pequenas bolas. Dispomos as bolinhas de massa num tabuleiro untado com azeite, espalmamos com a mão, colocamos algumas sementes no centro, voltamos a fazer alguma pressão com a mão e pincelamos com azeite. Deixamos novamente a levedar durante cerca de meia hora, e cozemos em forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 8 minutos, até que fiquem bem dourados. Retiramos do forno e deixamos arrefecer em cima de uma grelha.
Recheio:
2 alheiras
Rúcula
1 colher de maionese
Queijo S. Simão
100 grs de Cantarellus
25 grs de manteiga
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de azeite
1 chávena de farinha de milho
Num tachinho colocamos a manteiga e, quando estiver derretida adicionamos os Cantarellus e o açúcar; mexemos e deixamos cozinhar durante uns 8 minutos, mexendo de vez em quando.
Retiramos a pele às alheiras, dividimos cada uma em quatro partes, espalmamos, passamos por farinha de milho e colocamos num tabuleiro untado com azeite e levamos ao forno a 180º durante uns 8 minutos.
Abrimos os pãezinhos ao meio, barramos com maionese, colocamos a alheira, o queijo, os Cantarellus e, finalmente, a rúcula.

Nova coleção PARFOIS Desert