Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ad

Molotoff com molho de caramelo

Esta é uma das minhas receitas preferidas para reaproveitar ingredientes. Com costumo fazer pudim de ovos que leva praticamente só gemas, sobram sempre muitas claras... Como hoje na formação o tema continua a ser molhos à base de ovos, fizemos um  Molotoff. Para quem gostar, pode fazer mesmo sem ser para aproveitar as claras, e assim tem as gemas para fazer um molho que fica delicioso!! A receita do molho é da Da. Maria José, que foi a minha primeira patroa e a quem devo parte dos meus conhecimentos. Desde já lhe envio um abraço e o meu muito obrigado.
Ingredientes:
7 claras de ovo
8 colheres de açúcar
1 colher de manteiga
Sal q.b
Para o molho:
125 grs de açúcar
2 colheres de água
1/2 litro de leite
7 gemas
casca de 1 limão
Em primeiro lugar untamos a forma com manteiga e polvilhamos com uma colher de açúcar.
Batemos as claras em castelo com umas areias de sal e, quando estiveram quase firmes, adicionamos o açúcar e continuamos a bater até que forme uns picos. Vertemos na forma untada e batemos na bancada para assentar e ocupar alguma bolsa de ar que se possa ter formado.
Cozinhamos em banho-maria no forno pré-aquecido a 180º durante cerca de meia hora ou até que, ao espetar um palito, este saia seco. É muito IMPORTANTE não esquecer o banho-maria, pois correríamos o risco de que o Molotoff baixasse. Desligamos o forno e deixamos repousar cerca de 10 a 20 minutos lá dentro, para que a mudança de temperatura ao retirá-lo não seja muito brusca.
Para o molho, misturamos bem o leite com as gemas e a casca de limão. Num pequeno tacho colocamos o açúcar e a água, e levamos ao fogo até obtermos um caramelo, momento em que, com cuidado para não nos queimarmos, juntamos a mistura do leite com as gemas, e mexemos até o caramelo se dissolver e o molho engrossar. Assim que começar a ferver desligamos e retiramos do fogo, caso contrário as gemas cozem e o molho fica desagregado. Deixamos arrefecer um pouco e regamos o Molotoff ou, caso prefiram podem regar apenas no momento de servir. 

Nova coleção PARFOIS Desert