Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ad

Mini Pavlovas com iogurte grego e fruta fresca

Depois dos doces de Natal vem sempre a "reciclagem"de claras, por exemplo, que amigos nos oferecem e da fruta que vem parar a casa em grandes quantidades, seja das árvores cá do quintal ou de vizinhos... Esta pareceu-me a forma mais simpática de aproveitar tanta clara... Usei kiwis e clementinas, mas experimentem com dióspiro, laranja, manga... A ideia e mesmo usar a fruta que se tem à mão, e de preferência que não seja muito doce, para contrastar a doçura do merengue fazer com que nos sintamos menos "culpados"...

Ingredientes:
6 claras de ovo
300 gramas de açúcar
1 colher de sopa de vinagre
1 colher de sopa de Maizena

Para o recheio:
2 iogurtes gregos naturais sem açúcar
6 kiwis
6 clementinas
Açúcar em pó e cacau q.b para polvilhar

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 150º;
Bata as claras em castelo até começarem a formar picos;
Gradualmente e sem parar de bater, adicione o açúcar;
Adicione a Maizena e bata mais um pouco;
Finalmente, adicione o vinagre, bata até estar tudo bem misturado e passe o preparado para um saco pasteleiro com boquilha lisa.
Corte uma folha de papel vegetal do tamanho de um tabuleiro grande e desenhe nela 12 círculos com cerca de 8/10 cms de diâmetro. Dê a volta ao papel, coloque-o no tabuleiro e, com a ajuda do saco pasteleiro, preencha os círculos com as claras.
Leve ao forno, reduza a temperatura para os 130º e deixe cozinhar, sem abrir a porta do forno, durante 1 hora. Desligue e espere que as pavlovas arrefeçam completamente dentro do forno.
Para o recheio, descasque e corte os kiwis  e as clementinas em gomos.
Disponha uma colherada de iogurte num disco de pavlova e  decore com a fruta. Sobreponha outro disco e termine polvilhando com açúcar em pó e cacau.


Nova coleção PARFOIS Desert