Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ad

Lasanha Vegan

A receita de hoje é muito especial, pois foi criada por uma boa causa. A Miño Valley Farm Sanctuary está a editar um livro de receitas para ajudar a angariar fundos para o sustento dos animais que albergam e, como tal, pediram o apoio a pessoas que tenham receitas vegan; Sinceramente gosto muito de legumes, mas não dispenso um bom pedaço de carne, peixe, marisco, ovos e, sobretudo, um queijinho. Aminha conclusão depois de fazer este prato foi que, apesar de não ser uma dose muito abundante, a mesma produz uma sensação de saciedade incrível, e não dei por falta de alguma proteína mais consistente
Ingredientes para 2/3  pessoas:
1 courgete média
1 beringela
3 tomates
1 cenoura
1 colher de sopa de aveia
3 folhas de massa Filo
1 punhado de ervilhas de quebrar
1 colher de sopa de farinha
200 ml de natas vegetais
1/2 cebola picada
1 dente de alho
1 colher de café de açúcar
1 raminho de tomilho
Sal
Azeite
Em primeiro lugar, cortamos a beringela em rodelas de 1 cm aproximadamente; polvilhamos com sal e reservamos durante cerca de 20 minutos, para perder a acidez. Entretanto, colocamos um tacho com água a ferver. O seguinte passo é preparar os legumes: retiramos o fio às ervilhas, descascamos a cenoura; com o descascador, retiramos umas lâminas da cenoura e da courgete; cortamos um dos tomates em rodelas de 1/2 cm e nos outros dois fazemos um corte na pele, em forma de cruz. Assim que a água começar a ferver, escaldamos os tomates que colocamos seguidamente em água fria; introduzimos as ervilhas e a cenoura e deixamos cozer cerca de 3 minutos.  Removemos a pele e as sementes dos tomates escaldados, e picamos grosseiramente.
Num pequeno tacho colocamos um pouco de azeite e a cebola picada; deixamos refogar ligeiramente e adicionamos o tomate. Deixamos cozinhar cerca de 5 minutos; juntamos o açúcar, um pouco de sal e o raminho de tomilho, deixamos cozinhar mais 2 minutos e retiramos do fogo. Noutro tacho, aquecemos uma colher de azeite; juntamos a farinha, deixamos que seja absorvida e juntamos as natas vegetais; temperamos com sal e pimenta e reservamos. Passamos a beringela na aveia, pressionando um pouco e colocamos numa frigideira quente com um pouco de azeite, até ficar bem dourado; retiramos e colocamos sobre papel absorvente. Na mesma frigideira, colocamos mais um pouco de azeite e o dente de alho; Salteamos as lâminas de courgete, bem como as ervilhas e a cenoura escaldadas.
Untamos um tabuleiro com azeite colocamos uma folha de massa filo, pincelamos com azeite, e sobremos as seguintes, sempre pincelando. Colocamos no forno a 180º durante cerca de 4 minutos, até ficarem douradas e estaladiças.
Para  a montagem da lasanha, colocamos uma camada de massa filo, seguida do tomate em rodelas e de todos os vegetais, alternando de modo a contrastar as cores. Cobre-se com o béchamel e vai a forno a 200º para gratinar.
No prato, colocamos uma colher de molho de tomate e, em cima, a lasanha.Podem decorar com um ramo de tomilho e alguma massa filo assada. 



Nova coleção PARFOIS Desert