Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ad

Lasanha à bolonhesa com espargos

Porque de vez em quando apetece uma refeição reconfortante e as massas estão sempre na minha lista, este fim de semana juntei o útil ao agradável, e o jantar de sábado acabou por ser uma lasanha de carne com espargos.
Ingredientes para 6 pessoas:
600 gramas de carne picada
2 cebolas médias picadas
2 dentes de alho
100 ml de polpa de tomate
50 ml de azeite
1/2 copo de vinho branco
Sal e pimenta preta q.b
Um raminho de tomilho
150 gramas de queijo da ilha ralado
300 (aproximadamente) gramas de massa para lasanha
250 gramas de espargos verdes frescos
Para o béchamel:
70 gramas de margarina
70 gramas de farinha
750 ml de leite
Sal, pimenta e noz moscada q.b
Arranjamos os espargos, partindo a parte mais dura (cerca de 2/3 cm desde a base) e, com o descascador, retiramos uma película até aproximadamente metade do comprimento; cortamos ao meio longitudinalmente e reservamos.
Num tacho, colocamos o azeite com a cebola e os alhos picados; levamos ao lume e, quando começar a ficar dourada, adicionamos a carne e deixamos corar. Juntamos a polpa de tomate e o vinho branco e deixamos reduzir um pouco. Temperamos com sal e pimenta e adicionamos o raminho de tomilho; deixamos cozinhar, adicionando um pouco de água caso seja necessário.
Para o béchamel, colocamos a manteiga num tacho e, quando estiver derretida, adicionamos a farinha e mexemos bem até que esta seja absorvida pela gordura. Gradualmente, adicionamos o leite, mexendo bem com umas varas para não formar grumos. Temperamos com sal, pimenta e noz moscada.
No fundo de um tabuleiro  ou pyrex, dispomos um pouco de béchamel; Sobrepomos uma camada de folhas de massa, outra de carne estufada e assim sucessivamente até acabarmos todos os ingredientes, sendo a última camada de carne. Dispomos os espargos e regamos com o béchamel. Polvilhamos com o queijo ralado e levamos a forno pré-aquecido a 200º a gratinar durante cerca de 10 a 15 minutos. 


 

Nova coleção PARFOIS Desert