Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ad

Folhas de laranjeira

Não, não vamos comer folhas ;) Como alternativa aos sonhos ou às tradicionais filhós, estas folhas de laranjeira, típicas do Ribatejo são a opção ideal para fazer uns fritos estaladiços e nada pesados . A técnica  consiste em passar as folhas de laranjeira na massa e fritar. Depois de fritas pode retirar-se a folha com alguma facilidade.
Ingredientes:
250 grs de farinha
1 colher de sopa de açúcar
3 dl de leite
1 colher de café de sal
açúcar em pó para polvilhar
óleo e azeite q.b
Começamos por lavar as folhas de laranjeira, com o pedúnculo e pô-las a escorrer. Se tivermos pouca margem de tempo, podemos secá-las com a ajuda de um papel absorvente, pois convém estarem bem secas de forma que a massa adira na perfeição.
Num recipiente misturamos a farinha com o açúcar  e o sal e, gradualmente, vamos adicionando o leite e mexendo para não ficar com grumos. Caso observem que tem grumos, podem passar a mistura por um passador ou usar a varinha mágica.
Colocamos um tacho a aquecer com duas partes de óleo vegetal de girassol, por exemplo e uma terceira parte de azeite.
Quando a gordura estiver bem quente, começamos a mergulhas as folhas no creme e colocamos a fritar, tendo o cuidado de dar a volta para ficarem douradas dos dois lados. Quando douradas e estaladiças, põe-se a escorrer em cima de papel absorvente. Resta apenas polvilhar com um pouco de açúcar em pó ou do normal e canela, se gostarem.


Nova coleção PARFOIS Desert