Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ad

Flambé de fruta da época com manjericão, crocante de gengibre e queijocreme

Último dia de Julho, Agosto a espreitar na esquina e tanta fruta boa a aparecer; por um lado, uma aluna que me obsequiou com um saco cheio de mirabéis (um pequeno fruto dourado da família das ameixas, mas com um caroço pequenino e que parecem sóis), pelo outro a minha madrinha que têm um pessegueiro  silvestre cujos frutos se assemelham às nectarinhas, mas de polpa mais firme e tamanho inferior. Como se não bastasse, cá em casa o pomar também está no auge, maçãs, ameixas, pêras.....
E para minha alegria, ontem recebi um miminho da Vaqueiro, que fez chegar até mim mais uma embalagem da fantástica  Vaqueiro líquida, ideal para bolos por não precisar de ser derretida, mas também para todas as outras preparações culinárias, aportando suavidade e saúde aos nossos pratos, pois é elaborada com óleos 100% vegetais.
Ingredientes para 2 pessoas:
1 chávena de mirabeis
2 nectarinas
1/2 pêra
4 folhas de manjericão
25 ml de Vaqueiro líquida
1 colher de sopa de açúcar
1 shot de vinho da Madeira ou Porto
Para a base:
75 gramas de bolacha digestiva triturada
25 ml de vaqueiro líquida
1 cm de gengibre fresco descascado ralado
Para o creme:
1 colher de sopa de queijo creme
1 colher de chá de açúcar em pó
Corte os mirabéis em metades e retire o caroço; Repita o mesmo processo para as nectarinas e a pêra, mas esta última corte-a em "gomos" de cerca de 1 cm de espessura; reserve.
Numa frigideira, coloque 25 ml de vaqueiro líquida. Adicione as bolachas e o gengibre e mexa até que a bolacha absorva todo o creme, cerca de 3 minutos; reserve.
Noutra frigideira, coloque os 25 ml de Vaqueiro líquida restante. Deixe aquecer e adicione a fruta; com o lume forte, deixe cozinhar, mexendo até caramelizar um pouco (ganhar cor); adicione o açúcar e o manjerição e deixe cozinhar mais 2 minutos. Adicione o vinho e, com cuidado, prenda fogo com um fósforo; deixe arder até todo o álcool se ter evaporado.
Numa tigela, misture o queijo creme com o açúcar em pó.
Emprate, dispondo uma camada da mistura das bolachas; sobreponha a fruta e decore a gosto, utilizando o creme de queijo em forma de "quenelles" (como se fossem pastéis de bacalhau).
Por fim, desfrute, que é verão! :D


Nova coleção PARFOIS Desert

1 comentário

Comentar post