Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ad

Dourada ao sal com arroz cremoso de legumes

Parece que aquela lasanha vegan despertou o meu lado saudável :) No fundo, fazer comida saudável não dá mais trabalho, pelo contrário: são preparações mais simples e o resultado final fica muito colorido, pois podemos utilizar uma enorme variedade de legumes. Este é, para mim, o método mais simples para preparar este tipo de peixe, uma vez que, ao ser um peixe gordo, o sal ajuda a reter a humidade e o resultado é um peixe saboroso e suculento, sem necessidade de outros temperos.
Ingredientes para 4 pessoas:
2 douradas com 400 grs cada uma
1,5 kg de sal grosso
1 cenoura 
1 alho francês
1 courgette
200 grs de arroz
azeite
sal e pimenta
açafrão
Salsa fresca
Humedecemos o sal com um pouco de água, cobrimos o fundo de um tabuleiro ou pirex; colocamos em cima as douradas limpas e cobrimos com o resto do sal, fazendo pressão para ficarem bem cobertas; assamos em forno a 200º durante cerca de 40 minutos.
Para o arroz, aquecemos um tacho; colocamos um pouco de azeite e adicionamos o alho francês cortado em rodelas. Seguidamente, juntamos a cenoura cortada em juliana, deixamos cozinhar uns 2 minutos e adicionamos a courgete, também cortada em juliana; deixamos cozinhar uns 3 minutos e temperamos com sal e pimenta.
Juntamos o arroz, mexemos um pouco, adicionamos a água, sendo que em princípio utilizaremos 3 vezes o volume do arroz; retificamos os temperos, adicionamos o açafrão e deixamos cozinhar cerca de 17 minutos.
Retiramos o peixe do forno, quebramos a crosta de sal e extraímos os filetes do peixe, com cuidado para ficarem inteiros.
Para empratar, colocamos um pouco de arroz, salpicamos com um pouco de salga picada grosseiramente em em cima, colocamos o filete da dourada.


Nova coleção PARFOIS Desert