Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ad

Arroz doce

Quem não sente, de vez em quando, saudades de algo tradicional,  de algo nosso? O arroz doce é uma daquelas sobremesas que me trazem nostalgia, o aroma  da canela e do limão, aquela textura cremosa complementada com os grãos de arroz, bem cozidos mas inteiros... Sim, porque já que os portugueses temos a fama de ser das culturas que mais consomem arroz, porque não tirar o proveito? ;)
Ingredientes para 8 pessoas:
200 grs de arroz (eu uso carolino)
800 ml de água
150 grs de açúcar
1/2 litro de leite
4 gemas
1 limão
1 pau de canela
sal q.b.
Canela moída q.b
Adicionamos duas colheres de sopa de leite às gemas, misturamos e reservamos.
Colocamos um tacho ao lume com a água, um pouco de sal, a casca do limão e o pau de canela. Quando começar a ferver, adicionamos o arroz, mexemos e deixamos cozinhar cerca de meia hora, até observarmos que os grãos começam a abrir; como o arroz não é todo igual e alguns absorvem mais água do que outros, caso seja necessário adicionem um pouco mais de água, pois não pretendemos que fique seco. Retiramos a casca de limão e o pau de canela.
Quando o arroz estiver cozido, adicionamos o leite e o açúcar e deixamos reduzir cerca de 5 a 10 minutos, até ficar cremoso. Reduzimos o fogo e adicionamos as gemas, mexendo muito bem e com cuidado para não cozerem. 
Distribuímos por taças, terrinas ou mesmo frascos e deixamos arrefecer. 
Antes de servir, polvilha-se com canela.

Nova coleção PARFOIS Desert